11 – Foi no fim daqueles quarenta dias que o SENHOR Deus me deu as duas placas da aliança.
12 Aí ele me disse: “Desça logo daqui e volte para onde está o povo que você tirou do Egito, pois eles já cometeram um pecado grave. Bem depressa deixaram de seguir as minhas ordens e já fizeram um ídolo de metal para adorar.
13 Eu sei – Deus continuou – que este povo é teimoso.
14 Portanto, não procure me impedir, pois vou destruí-los, e assim ninguém lembrará mais que existiram. E de você, Moisés, e dos seus descendentes farei uma nação maior e mais poderosa do que a deles.”
15 E Moisés continuou: – Aí eu desci do monte, do qual subiam chamas de fogo. Levava comigo as duas placas de pedra, as placas da aliança.
16 Quando cheguei perto de vocês, vi que haviam pecado contra o SENHOR, nosso Deus, e que bem depressa haviam deixado de seguir as suas ordens. Vi o bezerro de metal que vocês haviam feito para adorar.
17 Então, na presença de vocês, joguei as placas de pedra no chão e as quebrei.
18 Depois me ajoelhei diante de Deus, o SENHOR, e fiquei ali quarenta dias e quarenta noites com o rosto encostado no chão. Como havia feito antes, não comi nem bebi nada durante aquele tempo. Agi dessa maneira porque vocês pecaram contra o SENHOR, fazendo o que ele condena e provocando a sua ira.
19 Eu estava com medo da ira e do furor de Deus; ele estava tão irado, que pensava em destruí-los. Porém mais uma vez Deus atendeu o meu pedido.
20 Ele estava irado também com Arão e pensou em matá-lo; por isso orei também em favor de Arão.
21 Aí peguei o bezerro de metal, aquele objeto nojento que vocês tinham feito, e o joguei no fogo. Depois o quebrei em pedaços, moí tudo até virar pó e atirei o pó no ribeirão que corria monte abaixo.
22 – Vocês provocaram, de novo, a ira do SENHOR Deus, em Taberá, em Massá e em Quibrote-Ataavá.
23 E também o provocaram em Cades-Barnéia, quando ele mandou que tomassem posse da terra que lhes estava dando. Vocês não confiaram em Deus, mas se revoltaram contra ele e desobedeceram à sua ordem.
24 Desde o dia em que eu os conheci, vocês sempre foram rebeldes contra Deus, o SENHOR!
25 E Moisés continuou, dizendo: – Quarenta dias e quarenta noites fiquei ajoelhado, com o rosto encostado no chão, na presença de Deus, o SENHOR, pois ele tinha dito que iria destruí-los.
26 E orei assim ao SENHOR: “Ó SENHOR, meu Deus! Eu te peço que não destruas o teu povo, o teu povo escolhido, que com a tua força e com o teu poder livraste do Egito.
27 Lembra dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó e não dês atenção à teimosia, à maldade e ao pecado deste povo.
28 Pois, se destruíres o teu povo, os egípcios vão dizer que não pudeste levá-lo para a terra que lhe prometeste. Dirão também que odeias este povo e por isso o levaste ao deserto para matá-lo.
29 Mas eles são o teu povo, o teu povo escolhido, que tiraste do Egito com a tua força e com o teu grande poder.”
Moisés diz que desde que conheceu o povo escolhido para desfrutar as bençãos e milagres de Deus , o SENHOR, ele sempre foram rebeldes. Quando ele estava ausente do povo, mas junto a presença do Altíssimo o povo não cumpriu os mandamentos de Deus, e já estavam a adorar um deus que eles próprios construíram, e o Líder do povo sempre se colocava na intercessão pelo povo junto ao Onipotente, Vejam que ele poderia ter largado o Povo e recebido honra, glória e poder.. no Versículo 14b, Percebam que sempre que moisés orava pela misericórdia de Deus, deus atendia, por que era um justo, pedindo em favor de um povo teimoso, rebelde. Não desistam de Orar, ainda que o povo que você ora, seja até aos olhos de Deus um povo indigno, de misericórdia e graça, e sim de destruição. Mas não Desistam, Ainda que tuas intercessões, acabem em algum momento te gerando uma ira, em uma hora imprópria como Moisés ficou com raiva. e Fez ao contrario do que Deus tinha dito. [números 20: 1-13].. Mesmo que teu clamor pelo povo, se prive de entrar na terra prometida, Peçam.. Por assim como Moisés foi um grande líder.. Deus está Procurando, Homens e Mulheres, dispostos s liderar um Povo rebelde, teimoso, idólatras, que não querer saber verdadeiramente de Deus.. Que possamos ser Bons pastores, que Vão até o povo, atrás do povo, que continue a orar, e acreditar no Poder de Deus.













